A Controladoria Geral do Estado (CGE) foi eleita para coordenar a Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso na quinta-feira (7 de novembro), assumindo a liderança por um período de dois anos. Um dos principais objetivos da nova gestão é implementar programas de integridade nos municípios, utilizando como referência o programa de Integridade Pública já aplicado no Governo do Estado.
Para viabilizar esta proposta, um Grupo de Trabalho de Integridade foi criado dentro da rede, visando estimular a adesão do poder público a iniciativas como o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) e o Programa Time Brasil. Estas iniciativas atuam em conjunto para combater a corrupção e promover a transparência e integridade no setor público brasileiro.
O programa de Integridade Pública de Mato Grosso, coordenado pela CGE, foi implementado em julho de 2023 e já conta com a adesão de todos os órgãos e entidades do Executivo estadual. Atualmente, o foco está em conscientizar os servidores públicos sobre a importância de cultivar uma cultura ética e íntegra no ambiente de trabalho.
De acordo com o Controlador-geral, Paulo Farias, o programa já está consolidado dentro das estruturas organizacionais e esta segunda fase visa promover a cultura da integridade entre os servidores. "A gestão pública de Mato Grosso está em transformação, e a escolha da CGE como referência nacional para coordenar a Rede de Controle é uma oportunidade de compartilhar boas práticas já testadas e aprovadas pelo Governo, fortalecendo a integridade e transparência em todos os níveis do poder público," afirmou.
Durante a reunião, o coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e Probidade Administrativa no Ministério Público de Mato Grosso, Promotor de Justiça Gustavo Dantas Ferraz, ressaltou o papel fundamental das controladorias internas na promoção da cultura de integridade, pautada por princípios como transparência, ética, legalidade, eficiência e probidade. “Precisamos estimular essa cultura de integridade na administração pública, começando internamente pelas controladorias dos municípios, atuando na prevenção, detecção e correção," enfatizou Ferraz.
A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso é composta por diversos órgãos de controle, com o intuito de desenvolver ações voltadas à fiscalização da gestão pública, ao combate à corrupção, ao incentivo do controle social e ao compartilhamento de informações, além da capacitação dos agentes públicos.