Em 2021, o Governo de Mato Grosso lançou a 1ª Ferrovia Estadual, que promete conectar os trilhos até Cuiabá. O contrato firmado com a Rumo prevê a construção de 743 quilômetros de ferrovia, divididos em dois ramais principais: um ligando Rondonópolis a Cuiabá e outro conectando Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
A operação total da ferrovia está prevista para iniciar em 2030, atravessando 16 municípios e integrando-se à malha ferroviária nacional e ao Porto de Santos, um dos principais pontos de exportação do país.
Histórico do Projeto
O marco inicial para este projeto foi dado em 2020, quando uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso permitiu a concessão das ferrovias estaduais à iniciativa privada. Em 2021, a proposta da Rumo foi aprovada, habilitando a empresa a firmar o contrato de adesão para a construção e operação da ferrovia. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) liderou o processo de autorização, enquanto a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager) é responsável pela fiscalização do contrato.
Progresso das Construções
Desde o início das obras em 2022, já foram concluídos sete viadutos, com extensões variando de 23 a 181 metros, entre Rondonópolis e Juscimeira. Em Rondonópolis, três quilômetros de trilhos já foram instalados, com outros cinco quilômetros em andamento. O projeto contempla um total de 19 viadutos e passagens, conhecidas como Obras de Artes Especiais (OAE), previstas para os primeiros 200 quilômetros. Este trecho inicial representa um investimento de R$ 4,0 bilhões a R$ 4,5 bilhões.
A ampliação da malha ferroviária de Mato Grosso é uma iniciativa crucial para fortalecer a logística e o escoamento de produção do estado, ligando importantes centros agrícolas ao mercado nacional e internacional.